Venda mais utilizando esse método

PRIMEIRO RESPONDA 3 PERGUNTAS

  • Você sabe quantas pessoas novas entraram em contato com seu negócio via WhatsApp até hoje?
  • Destas, quantas pessoas se interessaram por cada tipo produto ou serviço seu?
  • E quantas viraram cliente?

Estes indicadores revelam informações importantíssimas quando aplicar estratégias de marketing e vendas.
Mas como contabilizar esses números de forma fácil e rápida sem anotar em papel ou planilha e o que faço com estes números?

CONHEÇA O MÉTODO FUNIL DE VENDAS WHATSAPP BUSINESS



Lembrando que, o app WhatsApp Business é independente, ou seja, é necessário um chip (nº de telefone) exclusivo para cadastrar esta conta.
Para isso, se já tiver conta no WhatsApp pessoal, precisa-se de um celular para dois chips.
Caso contrário, indica-se um aparelho exclusivo para utilizar a versão profissional.

PARA QUEM É MAIS INDICADO ESTE MÉTODO?

Para qualquer profissional ou pequena empresa que utiliza este aplicativo para vender.
Para empresas de médio a grande porte ou que tenham alto fluxo de leads, sugere-se a utilização de softwares de vendas, como o PIPELINE por exemplo.

O QUE É FUNIL DE VENDAS?

É uma representação gráfica das etapas que um potencial cliente percorre até o final da compra.



4 ETAPAS DE UM LEAD (lead = potencial cliente)

PRIMEIRO CONTATO:

A pessoa soube da existência do produto ou serviço através de redes sociais, cartão de visita, propaganda, boca a boca, entre outros meios.

QUALIFICAÇÃO:

Identificação das necessidades da pessoa.
(CALMA! Ainda não é hora de vender ou fechar negócio)
E sim de avaliar como seu produto ou serviço pode atender a necessidade.

OPORTUNIDADE:

Momento de negociação e possíveis objeções.
Acordo de valores, condição de pagamento, etc.

SUCESSO:

Compra concluída com sucesso!


Agora que você conhece as 4 etapas de um Lead, precisa saber como aplicar no seu negócio.

VAMOS EXERCITAR?

O WhatsApp Business possui uma ferramenta chamada "ETIQUETAS", que possibilita categorizar cada pessoa que entra em contato.

CADASTRO

Para cadastrar, clique nos três pontinhos do canto superior direito > Etiquetas > Sinal de Mais (+).



COMO NOMEAR AS ETIQUETAS

Etapas do funil de vendas

  • PRIMEIRO CONTATO;
  • QUALIFICAÇÃO;
  • OPORTUNIDADE;
  • SUCESSO.

Produto ou serviço de interesse

  • PRODUTO X;
  • PRODUTO Y;
  • PRODUTO Z.

Status do cliente
p>
  • ATIVO;
  • INATIVO.



CATEGORIZAR CLIENTES

Inicie categorizando as pessoas que entraram em contato no último mês.
Exemplo
Roberta entrou em contato e solicitou preço do produto/serviço X, mas não finalizou a compra.
A classificação ficará:

OPORTUNIDADE (porque se o cliente pediu preço é porque já existia interesse de compra)
PRODUTO X


Após os contatos estarem devidamente categorizados, fica mais fácil em realizar ações de marketing. Segmentados de acordo com a etapa do funil e por produto, a empresa terá mais assertividade em recontratar leads e fechar novos negócios.

Geralmente promoções ou lançamentos são publicadas em lista de transmissão e redes sociais. Ocorre que, para todas as pessoas que um dia demonstraram interesse e que não estão cadastradas na lista, existe um alto potencial de venda, mas dificilmente as empresas lembram de enviar para elas.

Para não esquecer destas pessoas, é possível gerenciar apenas clicando diariamente nas etiquetas. Ao clicar na etiqueta QUALIFICAÇÃO, por exemplo, mostrará todos os leads que estão nesta fase, possibilitando dar continuidade na evolução da venda. O mesmo se aplica para as demais fases.



Diferente de um e-mail marketing onde a taxa de abertura é de aproximadamente 15%, as mensagens via WhatsApp têm uma taxa de abertura de 98%. Se a taxa de conversão do e-mail marketing é de 2,5%, significa que utilizar corretamente as estratégias de marketing e a ferramenta de etiquetas, o resultado pode ser surpreendente!



VANTAGENS E BENEFÍCIOS

    Com o método Funil de Vendas no WhatsApp Business você conquista:
  • Mais produtividade;
  • Maior aproveitamento das oportunidades de negócios;
  • Melhor gestão dos leads atraídos pelas redes sociais, site, folder;
  • E o principal, mais vendas!

Sendo assim, aplicando um simples método pode mudar os resultados do seu negócio.
Faça o teste, começa categorizando seus leads do último mês e inclui este gerenciamento na sua rotina.
Depois me conta nos comentários qual foi o resultado.