Fidelize seus clientes utilizando esse método

A fidelização do cliente é o objetivo de qualquer negócio, mas pode ser uma tarefa difícil para profissionais de estética e saúde, porque a maioria tem dificuldade em implementar esta estratégia de forma eficaz.
Em muitos casos, ao contratar um serviço específico, o cliente nem lembra o nome do profissional após a conclusão do atendimento. Por outro lado, se o mesmo cliente nunca receber um contato do profissional após o pagamento do serviço, você perderá uma excelente oportunidade de fidelizar o cliente.
Como todas as empresas, os consultórios de estética também devem investir na fidelização do cliente. Mas o que fazer? Esse é o assunto deste artigo, afinal, os profissionais da beleza e da saúde também são empreendedores e precisam de clientes para sobreviver. Vamos falar sobre algumas estratégias que podem trazer bons retornos se bem planejadas e executadas.


Chave 1 - Resolva os problemas do cliente

Quando se fala em fidelização, a primeira coisa a se considerar é que você tem que ajudar o cliente resolver o problema, afinal foi isso que o fez contratar o seu serviço. Se você não consegue ajudar, seja honesto e se tiver, indique um profissional que possa resolver. Portanto, ajude-o, pois no futuro ele poderá procurá-lo para novas demandas, principalmente, poderá recomendar você e fazer avaliações positivas de seus serviços.



Chave 2 - Cumpra a promessa

Se você se dispôs resolver o problema de um cliente, deve resolvê-lo com qualidade e transparência. Os serviços contratados devem ser entregues, e todas as dúvidas comuns sobre o procedimento como indicações, contraindicações, cuidados, possíveis intercorrências, efeitos fisiológicos e o principal, falar sobre a responsabilidade do cliente no tratamento (talvez um dos mais importantes). Nunca garanta aos seus clientes o que você não pode cumprir, porque se o fizer, mostrará que você é irresponsável e perderá credibilidade, o que manterá os clientes afastados em vez de fidelizá-los.
Se o resultado do tratamento depender 30%, 50% ou 80% do paciente, você deve comunicar e explicar o porquê ela precisa realizar tais cuidados. Isso ocorre muito nos tratamentos corporais para perder medida. Neste caso, acompanhar o andamento é muito importante, se ao decorrer do tratamento não aparecer algum efeito, converse com o cliente, exponha a questão e suas possíveis causas. Se houver uma alternativa, sugira mudança no protocolo. Assim o cliente perceberá que você está verdadeiramente preocupado em ajudar a solucionar a queixa.



Chave 3 - Construir relacionamentos com clientes

Foco no marketing de relacionamento! Isso mesmo, construa relacionamentos com seus clientes. Manter atualizado o banco de dados, que contém informações dos clientes, como: idade, aniversário, se há filhos, endereço, profissão etc. Lembre-se sempre de enviar cartões comemorativos em datas especiais. Conheça bem seus melhores clientes e ofereça tratamento diferenciado a eles. Mesmo que você não dê algum benefício monetário, mostre a eles que são especiais. Um mino, um agrado, faz toda diferença, principalmente personalizado. Exemplo: se o cliente tem um pet o qual é apaixonado, comprar um lacinho ou algo similar fará toda a diferença e criará um relacionamento ainda mais próximo. O importante é que se considerem um cliente diferente e, por serem clientes fiéis, precisam de atenção especial no consultório.



Chave 4 – Utilize o Marketing de Conteúdo como Estratégia

O acesso à Internet já se tornou um hábito e as pessoas buscam informações na Internet. Criar um blog ou canal nas redes sociais com informações relevantes sobre cuidados e dicas com comunicação simples e clara, não só trará novos clientes ao seu consultório, como também fidelizará antigos clientes inativos. Conteúdo útil sempre atrai a atenção das pessoas, e clientes inativos podem entender melhor seus serviços por meio de seu blog ou post. Além disso, a produção do conteúdo confere autoridade ao sujeito e, com o tempo, seu consultório pode se tornar uma referência.



Chave 5 – Atualize-se sempre

Nunca pare de aprender e se atualizar. Busque outros conhecimentos além de suas habilidades. Não se concentre apenas na área estética: as profissionais também precisam estudar marketing, empreendedorismo e outras questões relacionadas. Se julgar necessário, participe ou promova grupos com trocas de experiências junto a outras profissionais, pois isso ampliará seu horizonte de conhecimento e ajudará aumentar sua autoconfiança com seu cliente. O processo de fidelização do cliente leva tempo, por isso deve haver boa estratégia, foco e paciência para esperar os resultados. Eles serão satisfatórios!



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