Venda mais utilizando esse método
PRIMEIRO RESPONDA 3 PERGUNTAS
- Você sabe quantas pessoas novas entraram em contato com seu negócio via WhatsApp até hoje?
- Destas, quantas pessoas se interessaram por cada tipo produto ou serviço seu?
- E quantas viraram cliente?
Estes indicadores revelam informações importantíssimas quando aplicar estratégias de marketing e vendas.
Mas como contabilizar esses números de forma fácil e rápida sem anotar em papel ou planilha e o que faço com estes números?
CONHEÇA O MÉTODO FUNIL DE VENDAS WHATSAPP BUSINESS
Lembrando que, o app WhatsApp Business é independente, ou seja, é necessário um chip (nº de telefone) exclusivo para cadastrar esta conta.
Para isso, se já tiver conta no WhatsApp pessoal, precisa-se de um celular para dois chips.
Caso contrário, indica-se um aparelho exclusivo para utilizar a versão profissional.
PARA QUEM É MAIS INDICADO ESTE MÉTODO?
Para qualquer profissional ou pequena empresa que utiliza este aplicativo para vender.
Para empresas de médio a grande porte ou que tenham alto fluxo de leads, sugere-se a utilização de softwares de vendas, como o PIPELINE por exemplo.
O QUE É FUNIL DE VENDAS?
É uma representação gráfica das etapas que um potencial cliente percorre até o final da compra.
4 ETAPAS DE UM LEAD (lead = potencial cliente)
PRIMEIRO CONTATO:
A pessoa soube da existência do produto ou serviço através de redes sociais, cartão de visita, propaganda, boca a boca, entre outros meios.
QUALIFICAÇÃO:
Identificação das necessidades da pessoa.
(CALMA! Ainda não é hora de vender ou fechar negócio)
E sim de avaliar como seu produto ou serviço pode atender a necessidade.
OPORTUNIDADE:
Momento de negociação e possíveis objeções.
Acordo de valores, condição de pagamento, etc.
SUCESSO:
Compra concluída com sucesso!
Agora que você conhece as 4 etapas de um Lead, precisa saber como aplicar no seu negócio.
VAMOS EXERCITAR?
O WhatsApp Business possui uma ferramenta chamada "ETIQUETAS", que possibilita categorizar cada pessoa que entra em contato.
CADASTRO
Para cadastrar, clique nos três pontinhos do canto superior direito > Etiquetas > Sinal de Mais (+).
COMO NOMEAR AS ETIQUETAS
Etapas do funil de vendas
- PRIMEIRO CONTATO;
- QUALIFICAÇÃO;
- OPORTUNIDADE;
- SUCESSO.
Produto ou serviço de interesse
- PRODUTO X;
- PRODUTO Y;
- PRODUTO Z.
Status do cliente
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CATEGORIZAR CLIENTES
Inicie categorizando as pessoas que entraram em contato no último mês.
Exemplo
Roberta entrou em contato e solicitou preço do produto/serviço X, mas não finalizou a compra.
A classificação ficará:
OPORTUNIDADE (porque se o cliente pediu preço é porque já existia interesse de compra)
PRODUTO X
Após os contatos estarem devidamente categorizados, fica mais fácil em realizar ações de marketing. Segmentados de acordo com a etapa do funil e por produto, a empresa terá mais assertividade em recontratar leads e fechar novos negócios.
Geralmente promoções ou lançamentos são publicadas em lista de transmissão e redes sociais. Ocorre que, para todas as pessoas que um dia demonstraram interesse e que não estão cadastradas na lista, existe um alto potencial de venda, mas dificilmente as empresas lembram de enviar para elas.
Para não esquecer destas pessoas, é possível gerenciar apenas clicando diariamente nas etiquetas. Ao clicar na etiqueta QUALIFICAÇÃO, por exemplo, mostrará todos os leads que estão nesta fase, possibilitando dar continuidade na evolução da venda. O mesmo se aplica para as demais fases.
Diferente de um e-mail marketing onde a taxa de abertura é de aproximadamente 15%, as mensagens via WhatsApp têm uma taxa de abertura de 98%. Se a taxa de conversão do e-mail marketing é de 2,5%, significa que utilizar corretamente as estratégias de marketing e a ferramenta de etiquetas, o resultado pode ser surpreendente!
VANTAGENS E BENEFÍCIOS
Com o método Funil de Vendas no WhatsApp Business você conquista:
- Mais produtividade;
- Maior aproveitamento das oportunidades de negócios;
- Melhor gestão dos leads atraídos pelas redes sociais, site, folder;
- E o principal, mais vendas!
Sendo assim, aplicando um simples método pode mudar os resultados do seu negócio.
Faça o teste, começa categorizando seus leads do último mês e inclui este gerenciamento na sua rotina.
Depois me conta nos comentários qual foi o resultado.